fbpx

Gestão de Custos || Como fazer

Como fazer sua gestão de custo

Você sabe fazer a gestão de custos da sua empresa? Alguma vez já ficou com o caixa vazio e não entendeu o que aconteceu?

Entender como sua empresa lida com os custos mensais vai determinar o quanto do seu faturamento realmente é lucro e a identificar possíveis erros.

Por isso, nós da NK Consultoria elaboramos uma matéria para você saber tudo o que é necessário sobre esse assunto.

Leia também sobre dívidas boas e ruins.

Você sabe o que é gestão de custos?

Como foi dito anteriormente, a gestão de custos ajuda sua empresa a determinar o faturamento e ajudar na parte financeira.

Mas o que isso significa exatamente?

Ela é a parte mais importante de uma estratégia de vendas, pois afeta diretamente todos os setores da empresa, principalmente o financeiro.

Quer saber mais sobre estratégia de vendas? Clique aqui!

Os custos geridos referem-se a todos as aplicações financeiras realizadas para o progresso e execução das atividades e produtos.

Com isso, a gestão de custos procura verificar quais são eles, analisá-los e controlá-los, mantendo sempre a ordem estabelecida para não extrapolar os limites financeiros e prejudicar a empresa.

Como fazer sua gestão de custo

Imagem Ilustrativa || Via Pexels

Como fazer uma gestão de custos corretamente?

Agora que você já sabe o que é exatamente uma gestão de custos, podemos partir para a parte em que falamos sobre como fazê-la.

Assim sendo, a dica que eu dou é realizar a diferenciação entre o que é fluxo de caixa e o que é custo. Essa é a primeira etapa do processo de gestão de custos.

O fluxo de caixa é a entrada e saída de dinheiro, o seu extrato. Ele permite calcular o saldo de determinado período através da relação esses dois fatores.

Controlando todos os ganhos e gastos diários da empresa é mais fácil garantir um resultado preciso da disponibilidade financeira e a liquidez da mesma.

Já os custos, não são, necessariamente, pagos todo mês. Um exemplo clássico de custo é o décimo terceiro dos funcionários.

Então, quando somente o caixa é levado em consideração, pode ser que você retire um dinheiro que vai fazer falta lá na frente na sua empresa.

Para saber mais sobre os custos, falaremos a seguir em um tópico só para ele.

Leia também sobre controles financeiros.

Diferentes tipos de custos

Os custos podem ter vários nomes. Para facilitar a compreensão, dois principais ajudam a compreender como funciona a dinâmica da gestão: custos fixos e custos variáveis.

Os custos fixos acontecem independente das vendas da empresa. Você precisa saber o quanto precisa guardar por mês, independente da quantidade da sua venda.

Eles são, de forma geral, contas de luz, água, salários e aluguel, ou seja, gastos que acontecem com frequência por razões individuais.

O custo variável é o oposto. São custos que acontecem porque você vendeu, como comissões de vendas, impostos e custo da mercadoria.

Além desses dois, há também os custos diretos e indiretos. O primeiro diz respeito ao produto vendido ou serviço prestado pela empresa, em outras palavras, a relação entre o valor final com o valor da matéria-prima ou mão de obra envolvida.

Já o segundo, os custos são quase despercebidos, pois referem-se a pequenas coisas como gasolina do carro da empresa, a alimentação dos funcionários e outros.

Quer saber mais sobre custos? Que tal ler sobre como reduzi-los em 4 passos?

Como fazer sua gestão de custos

Imagem Ilustrativa || Via Pexels

Ponto de Equilíbrio Financeiro || Gestão de Custos

Para não gerar mais custos indesejáveis, o que geraria prejuízo financeiro na empresa, o ideal é calcular o Ponto de Equilíbrio.

Mas afinal, o que é o ponto de equilíbrio financeiro?

É o mínimo que a sua empresa precisa receber para conseguir arcar com todas as despesas financeiras daquele mês.

Em outras palavras, é o valor total a ser recebido pelas vendas para que cubra as despesas ao pagar os custos gerados no processo.

Neste caso, quando ocorre, o lucro da empresa será igual a zero. Isso pode não ser o que te agrada, porém, como o prejuízo também é nulo, não acaba sendo tão negativo.

Como calcular

Há três formas de calcular o ponto de equilíbrio financeiro: por uma equação, pela margem de contribuição ou por gráfico.

No primeiro caso, é a relação do custo fixo com o variável + o lucro líquido.

A margem de contribuição é quase igual à equação, a diferença é que somará apenas o custo fixo + o lucro e o resultado será dividido pela margem de contribuição unitária.

Por último, no gráfico você terá que saber os valores de faturamento das vendas para cada quantidade de produto vendido.

Assim, você colocará os faturamentos e a quantidade em um gráfico e ligará em uma linha. Quando as duas retas (uma do faturamento e outra da quantidade) se encontrarem, você saberá seu ponto de equilíbrio.

Faça relatórios mensais || Gestão de custos

Quando você não tem relatórios, pode tomar decisões muito equivocadas.

Por isso, é imprescindível você ter noção do quanto pode tirar, investir e dar desconto para cliente. Afinal, tudo está atrelado aos custos.

Se você consegue diminuir o seu custo fixo, você consegue dar desconto para seu cliente e aumentar o interesse do mesmo pela sua empresa.

Ter todas essas informações faz você tomar decisões mais conscientes e muito mais acertadas no caminho que sua empresa está buscando.

Mas antes de terminar a matéria, vamos falar rapidinho sobre os erros mais comuns na hora de fazer a gestão de custos.

Como fazer sua gestão de custos

Imagem Ilustrativa || Via Pexels

Erros mais comuns || Gestão de custos

Algumas coisas podem dar errado na hora de gerir seus gastos. Por isso, vamos falar um pouquinho sobre onde prestar atenção.

Primeiro, não controlar o estoque pode ser prejudicial a sua empresa. Quando você não gere corretamente o estoque pode ocorrer duas coisas: ou sobra muita mercadoria e não há mais para quem vender, ou não há mais produtos e seus clientes não recebem o que querem.

Segundo, não fazer o controle do fluxo de caixa direito te impede de saber quais seus ganhos e perdas ao certo. Isso te cega de resultados importantes para gerir a finança de sua empresa.

Terceiro, calcular o preço de venda incorretamente ou não calculá-lo. Como é de se imaginar, cada empresa possui seus próprios preços de venda e não dá para se basear por uma empresa que esteja se dando bem.

Nesse caso, você pode estar colocando um valor muito acima do ideal ou muito abaixo, e em ambos gera prejuízo pois, ou você perde clientes por eles acharem que seu produto é caro, ou seu lucro não é o suficiente para cobrir os gastos da venda.

Conclusão || Gestão de custos

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre gestão de custos e pode repassar para o resto de sua empresa, tornando-a unificada em conhecimento e melhorando seu progresso.

Fique ligado em nosso Nkast e em nosso blog para ter acesso a mais conteúdos e, assim, não ficar de fora sobre o que sua empresa precisa saber.

Acesse também nossas redes sociais:

> Instagram

> Facebook

> YouTube