NK Consultoria
Consultoria Econômico-Financeira

Blog

Assine e receba novidades no seu email.

Gestão de Custos

Você sabe gerenciar bem os gastos da sua empresa? Alguma vez já ficou com o caixa vazio e não entendeu o que aconteceu? Entender como sua empresa lida com os custos mensais vai determinar o quanto do seu faturamento realmente é lucro e a identificar possíveis erros. 

Como fazer uma gestão correta?

Fazer a diferenciação entre o que é custos e o que é fluxo de caixa é uma das primeiras etapas do processo de gestão de custos. 

De maneira bem resumida, podemos dizer que fluxo de caixa é a entrada e saída de dinheiro, o seu extrato. Já os custos, não são, necessariamente, pagos todo mês. Um exemplo clássico de custo é o décimo terceiro dos funcionários. 

Então, quando somente o caixa é levado em consideração, pode ser que você retire um dinheiro que vai fazer falta lá na frente na sua empresa.

Saiba diferenciar custos e encontre o ponto de equilíbrio

Os custos podem ter vários nomes. Para facilitar a compreensão, dois principais ajudam a compreender como funciona a dinâmica da gestão: custos fixos e custos variáveis.

Os custos fixos acontecem independente das vendas da empresa. Você precisa saber o quanto precisa guardar por mês, independente da quantidade da sua venda. O custo variável é o oposto. São custos que acontecem porque você vendeu, como comissões de vendas, impostos e custo da mercadoria.

Mas, e o ponto de equilíbrio financeiro? É o mínimo que a sua empresa precisa receber para conseguir arcar com todas as despesas financeiras daquele mês. Por isso, ele é uma relação do custo fixo com o variável.

Quer ter a empresa na sua mão? Faça relatórios mensais 

Quando você não tem relatórios, pode tomar decisões muito equivocadas. Você precisa ter noção do quanto pode tirar, investir, dar desconto para cliente e tudo está atrelado aos custos. 

Se você consegue diminuir o seu custo fixo, você consegue dar desconto para seu cliente. Ter todas essas informações faz você tomar decisões mais conscientes e muito mais acertadas, no caminho que sua empresa está buscando. Se você não tem esse controle fica mais difícil tomar uma decisão estratégica. 

Ouça também o nosso Nkast sobre Gestão de Custos, apresentado por Hanor Santos e participação de Fernanda Latrônico, sócia da NK Consultoria.

http://www.nkconsultoria.com/blog/nkast-01-gestao-de-custos

Elaine ColomboComment